6 Sinais que seu filho dá quando começa a usar drogas

6 sinais que seu filho dá quando começa a usar drogas

Pais com filhos adolescentes sabem que essa é uma etapa complicada da vida e que a pressão social e influência dos grupos com os quais o seu filho convive pode levá-lo a adotar comportamentos e se arriscar, apesar das advertências, em experiências que representar riscos para a sua saúde e segurança. Uma das preocupações mais presentes é o uso de drogas.

Ainda que a adolescência ser uma fase cheia de mudanças comportamentais, alguns sinais surgem e deixam os pais preocupados diante da possibilidade de seus filhos estarem fazendo uso de entorpecentes. Como o confronto direto nem sempre é eficiente na maioria dos casos, os pais buscam por sinais que evidenciem as suas suspeitas.

Veja, a seguir, alguns sinais comuns que o seu filho pode apresentar quando começa a utilizar drogas. Acompanhe!

1. Muito tempo fora de casa

Saídas frequentes para festas e eventos sociais típicos dessa faixa etária são bastante comuns e, sozinhas, não representam sinais de alerta.

Entretanto, se o seu filho não tinha o hábito de passar tanto tempo fora de casa e, de repente, está sempre saindo em grupo pode ser um indício.

2. Envolvimento em brigas e confusões

Problemas, brigas e confusões na rua e na escola, quando não existiam antes, além de desentendimentos frequentes com os familiares e as dificuldades na convivência diária são sinais de alerta. Pode ser que ele esteja enfrentando problemas e o diálogo e atenção maiores podem ajudar.

É importante ressaltar que, nos casos em que há problemas psicológicos não identificados pela família, as chances de que o adolescente passa a utilizar drogas podem ser maiores. Assim, mesmo que não haja o uso de entorpecentes, nessas situações pode ser um fator de risco.

3. Trocar o dia pela noite

Mudanças nos padrões de sono, quando combinados aos outros sinais listados, é um aspecto que deve ser levado em consideração.

Além disso, faltas injustificadas à escola e a visível perda de interesse nas atividades escolares também podem ser evidências.

4. Mudanças na alimentação

Alterações nos padrões de alimentação são sintomas físicos significativos, pois algumas drogas, como a maconha, provocam muita fome, enquanto outros provocam a diminuição do apetite e faz com que os seus usuários se esqueçam de se alimentar e percam peso rapidamente.

5. Dinheiro, mentiras frequentes e más companhias

Ser pego mentindo em diversas ocasiões, fugas, desconversas e amizades com adolescentes problemáticos são fortes indícios de que há alguma coisa errada.

Além disso, questões envolvendo dinheiro e objetos de valor, como pegar alguma quantia sem autorização e tornar esse tipo de atitude um hábito pode indicar algum tipo de vício.

6. Olhos irritados e outros sintomas físicos visíveis

Irritabilidade, comportamentos impulsivos e olhos avermelhados frequentemente são sinais que apontam para o uso de drogas.

Se você sente cheiros estranhos nas roupas do seu filho ou quando se aproxima, principalmente nos retornos para casa depois de algum tempo fora, esses são indicativos relevantes.

Por fim, a simpatia por movimentos que buscam a liberação de determinadas drogas, a utilização de roupas com ilustrações que fazem menção a ervas como a cannabis, posters e outros elementos são referências visíveis que podem indicar a tendência para o uso da droga.

Esse conteúdo foi relevante para você? Então, acesse outras informações em nosso site.

Ver mais novidades